1 de setembro de 2011

Início de um novo conteúdo - LeadFree

Agora como intrutor de informática irei postar também algumas coisinhas tecnológicas aqui dentro deste blog, assim como alguns exercícios para os meus alunos, reportagens (sempre citando a fonte), divulgando trabalhos de outros blogs, e não, não vai ter memes aqui neste blog, já que nosso caso é um blog para estudantes de áreas diferenciadas, se você já curte este tipo de assunto pegue seu melhor livro e seus lápis e resolva questões como as questões anteriores e principalmente as questões do livro, faça as mesmas várias vezes até você se acostumar com o tipo do conteúdo e com o assunto dado no blog.
Bom, comecemos, para isso gostaria de informar sobre algumas coisinhas do mundo tecnológico e quando a gente fala de tecnologia sempre vem uma coisa à mente, inovação indústrias investindo em tecnologias para facilitar a vida do homem e raras vezes estas mesmas se lembram que o homem precisa do meio ambiente para, pelo menos, se manter respirando sem precisar de outra máquina. Então o nosso assunto hoje é um pouco sobre sustentabilidade e um pouco sobre as leis dentro da Europa principalmente que envolvem um pouco de, com o perdão da palavra, "Partido Verde".

LeadFree - Livre de Chumbo ( num português porcamente traduzido)

Temos de um lado no mundo uma galera que faz engenharia ambiental, deve estar familiarizado com esse termo aí de cima, aos que não sabem irei detalhar um pouco. Em 01/07/2006 entrou em vigor uma lei européia falando que todos os dispositivos eletroeletrônicos não poderiam ter mais do que uma certa taxa de chumbo imbutida, aí que entra a Lead-Free, uma solda que não envolve mais chumbo na sua composição.

Antes tínhamos soldas que possuiam somente Sn (Estanho) e Pb (Chumbo) nos aparelhos eletrônicos - isso responde a pergunta do porquê que sempre que os ratos comiam os cartuchos do supernintendo morriam muito mais rápido, palavras de um amigo nerd que eu tenho, e sim, eu também sou nerd. - como na Europa eles têm um período de chuva muito extenso e muito bem definido e na maioria das regiões são áreas industriais a água da chuva junto com a fumaça das indústria faz aquele efeito que você já conhece de mais tempo, a chuva ácida.

O que acontece quando você despeja um ácido em cima de um metal? Ele corroe o metal e leva o mesmo para o solo, se isso é arriscado de ser feito com o cobre ( metal que o corpo da maioria dos animais já é acostumado a eliminar do organismo por ser um metal relativamente "leve") imagina o que acontece quando você repete este processo com um dos metais mais densos da natureza (chumbo)? O mesmo irá ocorrer, porém desta vez o chumbo a maioria dos seres vivos não é adaptado a remover o mesmo do corpo e ele vai parar no fígado destes mesmos, o que pode acarretar a falência do mesmo órgão, sendo assim inviável a vida do mesmo naquele lugar.

Algumas empresas preocupadas com isso (ou só visando maior lucro visando os "verdinhos") se juntaram para pesquisar uma liga metálica que pudesse substituir a solda convencional (SnPb) por outra, após algum tempo foi desenvolvida uma liga que estava livre do chumbo, essa liga era feita somente de SnAgCu (Estanho, Prata e Cobre respectivamente) ambos os metais são metais leves e que a resposta do corpo dos seres vivos com eles é bem mais compatível com o vidro ( caso contrário não usaríamos jóias de prata e nem mesmo encanamentos de cobre nas nossas casa).Finalmente surge a tão famigerada LeadFree.

E onde isso nos afeta,consumidores do mercado tecnológico? Uma das grandes vantagens que temos ao pensar em LeadFree é a sua baixa resistência elétrica, sendo muito menor já que temos agora dois metais que são os melhores condutores de corrente elétrica dentro da natureza (embora o ouro ainda seja melhor que a prata, pra variar), sendo assim a corrente elétrica passando dentro deste circuito foi aumentada proporcionalmente, e ficando milisegundos mais rápida a transferência das informações.

E para as indústrias ? Como fica? Para as extrangeiras nada muda no quesito fabricação do produto, já que as mesmas recebem incentivo para fazer seus produtos utilizando essa solda nova, e as que não fizerem recebem multa quando detectada a presença deste mesmo componente.

Então LeadFree é uma vantagem total para tudo e todos ou não? Você compraria um componente sabendo que hora ou outra ele iria acabar no seu fígado te detonando por dentro? Comente e discuta isso com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário