6 de setembro de 2011

Biblioteca em casa, vale a pena?

Muitos de nós, principalmente eu, gostaríamos de ter uma biblioteca em casa para simplesmente podermos ler e estudar os conteúdos de cada um dos assuntos dos livros comprados, só que com a evolução da tecnologia essas peças de uso essencial na vida de um estudante está sendo retirada de uso com muita velocidade.
iPad - Nova modinha que a Apple está mandando
para nós engolirmos

   Na minha época de estudo as coisas eram baseadas em somente livros, não tente calcular minha idade, os grandes trabalhos de escolas se resumiam a ir na biblioteca do colégio perguntar a bibliotecária, que diferentemente dos filmes pornôs não era nem um pouquinho atraente, onde estava o livro que continha o assunto ela ia rapidamente ( ou não ) numa espécie de catálogo de empréstimos verificar ficha por ficha a disponibilidade do mesmo na biblioteca e depois ela iria conferir se ele estava no lugar certo e "emprestava" pra gente ( tá dessa parte lerda do processo eu não sinto nem um pouco de saudade), a parte boa vem agora, quem que nunca começou a ler um livro durante uma pesquisa e quando percebeu a escola tava te esperando para fechar? Isso acontecia comigo mais vezes do que eu imaginava, e olha que não era do tipo adoro estudar.Internet? Isso era coisa de rico, de burguês, de gente que realmente usava a mesma somente para trabalhar ( meu primeiro contato com a internet foi em 2001, na casa de um familiar próximo), e quando era para fazer trabalhos que na escola era liberado o uso da internet os professores EXIGIAM um resumo escrito do conteúdo feito à mão e como naquela época lapiseira era algo caro, a gente fazia com o famoso Lápis HB.(acho que foi ali que começou minha tendinite,voltando...) , que até hoje você compra pro seu filho, sobrinho, só pra mostrar que o lápis entorta mas não quebra com facilidade.


Como alguns já sabem ainda sou estudante e também sou intrutor de informática, e acho algo absurdo, a maioria do pessoal só quer copiar o conteúdo da internet e simplesmente entregar para o professor mal formatado, gostaria de tentar entender como que eles nem sequer leem o conteúdo daquilo, uma certa aluna em particular após fazer um trabalho relativamente extenso não sabia ainda qual o objetivo do trabalho, eu que - para a sorte dela - não era o intrutor dela tive que comentar sobre isso com o instrutor responsável, quase o implorei para que ele a penalizasse por conta disso, outro caso, que me deixou frustado foi que uma aluna que eu pedi um trabalho simples de pesquisar como um site expecífico ganha dinheiro, ao começar a ler o trabalho dela tive uma sensação de Dejávù, e quando fui ver, já tinha lido um trabalho exatamente idêntico, ao digitar a primeira linha no google achei o trabalho dos dois lá. Gostaria de tentar entender o porquê estes seres não tentam nem sequer uma única vez escrever o que entendeu, se eles tem tanta preguiça porque simplesmente não se enfiam debaixo da cama e esperam o dia passar para que a "vontade de fazer algo produtivo" passe, prefiro que façam isto do que me entregar algo que irei ficar chateado ao corrigir.

Um fato clássico foi um assunto de discussão na faculdade envolvendo os professores, os e-books, aos que gostam de tecnologia como eu, fiquem tranquilos, não irei arrancar a cabeça do iPad tão pouco dos outros similares, acho muito bom ter algo na mão que serve de orientação para eu fazer as coisas básicas(slideshow, planilhas, internet,etc), mas acho um absurdo você usar um aparelho para substituir livros, o que acontecerá com a idéia de procurar na internet os assuntos relacionados, até isso eles estão tirando de nós. Estava observando que os custos de um e-book é cada vez mais em conta, se você for comparar dois livros de ensino superior e observar o valor para você ter um iPad e uma gama de e-Books, rapidamente você perceberá que o e-book é tão mais barato que compensa e muito, algumas editoras estão  pensando em aplicar o e-book aqui no Brasil.

Será que se a moda dos e-books pegar, vai aumentar o desemprego?

De início sim, as grandes gráficas irão querer o mandar alguns funcionários embora por medo, mas os profissionais da área de Designer Gráfico podem ficar sossegados a profissão de vocês não será afetada, mesmo se você for um diagramador (nada contra) pois até os e-books sofrem um processo de diagramação para ficar visualmente legível no iPad, caso contrário ficaria muito cansativo ler nestes dispositivos, a disposição destes elementos nas páginas será adaptada para cada dispositivo, ou seja, se você tem conhecimento para ser designer gráfico você pode correr atrás de uma editora online e deixar seu Currículo por lá.

Eu sou adepto ao livro tradicional como irá ficar pra mim?

Bom, pra nós que somos do grupo 2 temos duas escolhas, podemos continuar comprando o livro do modo convencional ou podemos também comprar o mesmo livro com um tipo de papel mais frágil ( já que fica mais barato) mas de início a maior vantagem será realmente o livro tradicional.

Sou autor de um livro, como fica pra mim?

Bom você ainda continua ganhando dinheiro com sua obra, quem parou de ganhar dinheiro abusivo em cima de você foram as gráficas e editoras que publicam seu livro( somente algumas editoras estão focando neste assunto).

E você leitor?

E-book ou a tradicional biblioteca para pesquisar? Wikipédia ou Enciclopédia?Comente e discuta conosco sobre o assunto. Fale para seus amigos, colegas, vizinhos, animais de estimação lerem este blog.
















Um comentário:

  1. Embora os e-books sejam uma excelente invenção, nada supera o gosto de ter o livro na mão para folhear... =)

    ResponderExcluir