8 de março de 2012

Sistemas operacionais: Linux ou Windows, qual a melhor opção para o meu pc e notebook?

Bom como muitos sabem, sou fanático pelas distribuições linux e ainda assim não fiz nenhuma postagem divulgando (se é que tem necessidade) o Sistema do Pinguim. Como já é de costume todos irão falar em benefício do desempenho final do dispositivo a ser instalado o sistema operacional, mas e quando a gente analisa a interface, a compatibilidade dos sistemas com drivers e programas, e principalmente adaptação.Começarei agora uma pequena comparação para você que ainda não tem uma opinião formada sobre o assunto. Declaro agora, que os jogos comecem.





Bom, sendo assim que os jogos comecem. Primeiramente vamos com o Windows, o mais popular de todos. Se você é usuário do Windows XP por motivos de desempenho do seu PC ,se mate, pare de ler isso agora e vá baixar uma versão Linux de qualquer distribuição, faça o teste neste site (em inglês) para ver qual melhor para você. E então você deve estar a se perguntar: "Mas Matheus, por quê eu devo mudar do Windows "XPoca" pra um Linux sendo que eu nunca vi ninguém fazer isso?" A resposta é bem simples: falta de suporte ao Windows XP, a Microsoft já decretou a morte dele, ou seja, o encerramento das atividades em relação ao suporte e atualizações do sistema, então vai chegar uma hora que você vai ir todo feliz buscar uma atualização do Windows para rodar um aplicativo qualquer e verá que a compatibilidade do sistema da empresa do Tio Bill parou de fornecer opções para os programadores e então irá para os fóruns procurar uma gambiarra para rodar tal aplicativo na sua máquina. Voltando... Se você é um usuário do Windows Vista ou Windows 7, deve ter percebido que sua interface intuitiva e com a tela mais limpa fica mais fácil de realizar suas tarefas, você pode colocar vários miniaplicativos para informar e até mesmo realizar tarefas simples (como desligar o PC com hora agendada) esses miniaplicativos são os GADGETS, tem uma utilidade limitada porém como é de caráter informativo não é necessário que sejam aplicativos densos e pesados.
No quesito funcionalidade, compatibilidade e estabilidade o Windows 7 é o atual campeão (dentre os sistemas da Janelinha) já que - por experiência própria - o hardware precisa sofrer muita agressão para travar e dar a tela azul da morte - "crenDeusPai!". Compatibilidade com praticamente todos os programas que rodavam em versões mais antigas do SO principalmente com o XP. Larga compatibilidade com drivers de quase todas as fabricantes - plug and play, e com drivers especiais então ele tem uma compatibilidade quase lendária (os drivers da NVidia por exemplo). Embora rápido e mais leve que seu anfitrião(Windows Vista) ele pode ser configurado para você obter maior interatividade com programas visuais, sua interface Aero possibilita que você realiza mais de uma tarefa ao mesmo tempo na mesma tela, sem ter que apelar para grandes gambiarras, o fim dos rótulos dos aplicativos na barra de tarefas deixa a mesma limpa para atividades posteriores. O Windows 7 já vem com uma grande gama de CODEC's para poder visualizar quase todos os vídeos de todos os formatos e com um player de mídia digital excelente para rodar DVDs (Windows Media Center) tão bom que nem parece que foi a Microsoft que desenvolveu - meditar sobre isso irei.
Windows Media Center.
Ponto negativo do Windows ainda é o mesmo de sempre, requerimentos do sistema cada vez mais pesados, um outro ponto negativo é o preço, salgado como sempre, e o pior, o Windows diferente dos próximos sistemas que irei abordar ele não vem com um pacote de escritório completo, ou seja, ele vem sem um editor de texto bom o suficiente para realizar todas as tarefas, sem um leitor de documentos PDF e sem um Browser que preste. Traduzindo, para você poder ter um PC completo com Windows você precisa instalar e comprar mais um bocado de aplicativos.








Do outro lado do ringue temos o sistema do Pinguim, o Linux, que nos seus últimos dez anos cresceu mais do que o esperado, ganhou várias distribuições e principalmente um mercado excelente no Brasil (além do que, já viu país mais mão de vaca que o nosso?), sendo aplicado até mesmo em órgãos públicos para não ter despesas milionárias com licenças.Uma das distribuições favoritas é o Ubuntu(mainstream, já sei...), ele nas últimas atualizações tem mudado de cara para poder obter um diferencial, suporte a monitores touch-screen e mais ainda, suporte técnico com atualizações praticamente diárias para proteção e manutenção do mesmo sistema.
Vamos começar pela interface, como a maioria já deve ter ouvido falar, o Ubuntu a cada dia chega mais perto de um sistema mais interativo e leve, sabe aquele pc velho que você possui no canto da sua casa para experimentos científicos, como testar quantos aplicativos diferentes eu tenho que abrir e rodar para fazer meu processador fritar um ovo? Nesse mesmo candango deve rodar uma versão do Ubuntu e o melhor com um desempenho até mesmo notável. Por que disso? Pois ele não requer tanto da sua máquina e se você quiser que ele fique mais leve basta ir no próprio site da comunidade de desenvolvedores deles e eles irão te mostrar uma gama de opções para você poder ganhar um pouco bocado de desempenho final. Como se não bastasse ele já vem com toda a gama de aplicativos básicos para trabalhos, uma espécie de Office, porém gratuito, o OpenOffice ou o LibreOffice variando de qual versão que você está a instalar. Outro fato interessante é a gama de aplicativos gratuitos (cerca de 99% segundo o site oficial), você pode baixar desde aplicativos para textos até mesmo para modelagens em 3D, sim... bizarrice extrema, enquanto se você fosse comprar um Photoshop para Windows lá iriam embora mais de R$300,00 (na data de hoje) para poder retirar aquela espinha maldita falha da foto.
Lembra quando aquele tio seu falava que Linux era só comandos em tela preta? Hoje isso já é uma grande mentira, um paradigma. Maior parte das alterações de configurações podem ser feitas por interface gráfica e simplesmente reiniciando somente aquela parte do aplicativo. Um outro grande ponto do Linux é a dificuldade de você ser afetado por um vírus ou cavalo de tróia, já que o sistema é aberto, se um vírus vier a te perturbar no sistema do Tio Linus, é só você (tendo conhecimento para isso) abrir o código e remover o vírus no braço (This is my house, and Get the fuck out of here!).Uma pequena porção do mercado já vende computadores com Linux, motivo que barateou o preço do sistema e que causou uma grande inclusão digital, pelas classes mais baixas de todos os países - tadinho do facebook.
Um ponto negativo, como é um SO gratuito a falta de investidores faz com que uma grande gama de drivers demorem um pouco mais para aparecer para downloads, lembrando que quando o driver surgir não será necessário que você entre no prompt de comandos para instalar aquele dispositivo, com poucos cliques ele mesmo irá fazer tudo. Outro ponto negativo é que Linux ainda é um mar aberto de possibilidades, se você não sabe qual Linux é o melhor para sua máquina você pode baixar um Linux muito mais lento e cheio de barangandãs que você mesmo não iria gostar de ter em seu PC.
E agora a bomba está na sua mão, você irá decidir qual SO é o melhor para o seu pc. Lembrando que cada um tem que analisar muito bem, faça o teste no site para ver qual sistema é o mais indicado para você, se você é muito curioso recomendo que teste também o sistema Android que está em fase de teste e o Windows 8 que está em avaliação para o consumidor.

Um comentário: